Saiba como receber a restituição do Imposto de Renda 2019

Aprenda como saber quando é possível receber a restituição do Imposto de Renda de 2019, pois é muito mais simples do que parece.

Consulta restituição 2019

Se você verificou o seu extrato da declaração no site da Receita Federal e identificou que a mesma está em fila para restituição, fique ligado nos prazos e nos lotes programados pela Receita Federal para evitar de perder o prazo.

Quando vou receber a restituição

Se você quer saber e entender quando e como vai receber a sua restituição do Imposto de Renda, pela Receita Federal, em primeiro lugar, você deve acessar o extrato da sua declaração através do site do órgão.

Se, ao acessar, você verificou que está com a sua declaração pendente de restituição, ou, nos termos oficiais, "Em Fila de Restituição", o que você deve fazer é acompanhar em qual lote você, contribuinte, está programado para restituir.

Confira algumas regras gerais, que podem ser importantes na hora de constatar o seu direito à restituição, segundo a ordem legal da Receita Federal. Em outras palavras, veja quem recebe a restituição nos primeiros lotes:

  • idosos (a partir de 60 anos, na forma da lei), pessoas com deficiência física e/ou mental e pessoas com alguma doença grave também figuram entre os primeiros a receberem a restituição;
  • os contribuintes que declararem sua maior fonte de renda sendo proveniente do magistério também possuem prioridade - categoria acrescentada como prioridade em 2018.

Já para o segundo lote em diante, a ordem para pagamento é de acordo com a ordem de entrega da declaração. Veja:

  • de maneira geral, os que declaram com mais antecedência podem restituir primeiro;
  • se houver alguma retificação/correção a ser feita, passa a valer a data do envio da nova documentação, para contar o prazo de restituição.

Foram liberados no dia 10 de junho de 2019, pelo órgão recolhedor, os lotes para pagamento aos contribuintes que possuem direito à restituição. Portanto, se você tem dúvida de quando sairam os lotes, preste atenção na lista abaixo que pode ser, também, verificada no site oficial. 

Lembrando que, uma vez disponibilizado o valor na conta indicada pelo contribuinte, o mesmo tem o prazo de até um ano para creditá-lo e, caso haja algum erro constando nos dados informados para depósito, o mesmo prazo é concedido para correção junto à Receita Federal.

As datas para pagamento da restituição de 2019 estão assim organizadas:

PRIMEIRO LOTE: 17 de Junho de 2019
SEGUNDO LOTE: 15 de Julho de 2019
TERCEIRO LOTE: 15 de Agosto de 2019
QUARTO LOTE: 16 de Setembro de 2019
QUINTO LOTE: 15 de Outubro de 2019
SEXTO LOTE: 18 de Novembro de 2019
SÉTIMO LOTE: 16 de Dezembro de 2019

Importante lembrar: quem cai na malha fina também poderá receber a restituição, desde que tenha corrigido sua declaração e se encaixe em alguma das regras de dedução que seja passível de restituir. Mas a data para restituição, caso você perceba que está em fila para receber o valor, passa a contar a partir da nova documentação enviada.

Confira o cronograma de pagamento da restituição IR 2023

Para quem já realizou a declaração de Imposto de Renda 2023, ano calendário 2022, fique ligado no cronograma oficial para o pagamento da restituição 2023. Diferente de 2019, que foram liberados em sete lotes, em 2023 a Receita Federal vai liberar os pagamentos em apenas cinco lotes, ou seja, em cinco datas diferentes. 

As datas para pagamento da restituição de 2023 são:

PRIMEIRO LOTE: 31 de maio
SEGUNDO LOTE: 30 de junho;
TERCEIRO LOTE: 31 de julho;
QUARTO LOTE: 31 de agosto;
QUINTO LOTE: 29 de setembro

consulta restuição

Como antecipar a restituição do seu IR 2023

É possível antecipar a sua restituição e isso é feito através de uma linha de crédito disponibilizada pelo banco. Funciona como um empréstimo, quase que nos mesmos moldes do que é costumeiro fazer no final do ano, quando a maioria dos bancos antecipam o 13º salário.

Assim, como regra geral, você pode realizar o empréstimo, que é contratado com juros um pouco menores do que o comumente oferecido nos produtos das instituições bancárias, uma vez que o banco trabalha com a garantia de receber o valor que você está antecipando, pela Receita Federal.

Contudo, você só pode realizar o empréstimo pelo banco informado pela Receita Federal, para garantir, justamente, que ele receba o valor que está te emprestando.

Há outra maneira mais fácil de receber a sua restituição de forma antecipada: através da Leoa, que disponibiliza o dinheiro - que é um direito seu - em até 48 horas para você usar como quiser.

Com a Leoa, num prazo de até 48 horas, sem maiores burocracias, você recebe o dinheiro da sua restituição e já pode sair utilizando.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário