Golpe do empréstimo falso: dicas para não cair

Saiba como funciona e como evitar o golpe do empréstimo, que é uma modalidade de crime já bem conhecida nos tempos atuais.

Golpe empréstimo falso

Com o aumento do desemprego e a grande quantidade de pessoas com nome negativado, está cada vez mais complicado conseguir ofertas de empréstimo pessoal. Sabendo disso, pessoas estão querendo se aproveitar desses momentos de necessidade para aplicar golpes de empréstimo falso.

Por isso, a hora de buscar por opções de crédito requer muita lucidez e calma para conseguir identificar os golpistas e não perder dinheiro. Mas não se preocupe: para te ajudar, reunimos algumas dicas de como evitar fraudes. Veja!

Como evitar o golpe de empréstimo?

1.  Empréstimos só podem ser concedidos por instituições autorizadas pelo Banco Central. Você pode pesquisar elas clicando aqui;

2.  Verifique a procedência da empresa. Ela opera em uma localização válida? Tem endereço e canais de contato no site? Veja nos canais oficiais a procedência da empresa, consultando informações do CNPJ, Receita Federal, páginas das redes sociais e Reclame Aqui;

3.  Veja também se o seu navegador mostra que a página é segura, com o cadeado verde no campo da URL;

4.  Muito cuidado com seus dados pessoais! Evite expor informações como telefone, CPF, dados de conta ou cartão de crédito nas redes sociais;

5.  As quadrilhas criam centrais de atendimento muito parecidas com as de grandes empresas para enganar suas vítimas. Por isso, atente-se para a comunicação (há muitos erros de português nas mensagens?). Além disso, certifique-se de que o número de contato é o mesmo disponibilizado no site ou canais institucionais;

6.  Desconfie! infelizmente, conseguir empréstimo negativado não é fácil, por isso se as condições estiverem “boas demais para ser verdade”, fique atento;

7.  E finalmente: nunca, em hipótese alguma, deposite valor antecipado para liberação de empréstimo. Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor.

Como funciona o golpe do empréstimo?

São sites, empresas ou pessoas que se passam por instituições de crédito. Eles até utilizam alguns nomes de corporações já existentes e conhecidas, no entanto tudo não passa de uma fraude. Aqui você pode ver uma lista de fraudes e ter uma ideia do tamanho do problema.

Você pede um empréstimo e o fraudador costuma oferecer as melhores ofertas, o que é tentador, uma vez que o maior alvo desses golpistas são negativados, que possuem muita dificuldade de ter ofertas nos grandes bancos.

Mas, para a liberação do valor, sempre há uma quantia que precisa ser depositada antes: algumas taxa de cartório, IOF, fiador, garantia ou taxa de abertura de crédito. Alguns dos nomes usados são reais e se aplicam a empréstimos confiáveis, porém nunca são solicitados antes da liberação do crédito.

Por isso, caso alguma empresa de empréstimo exija para que você faça um depósito adiantado para a liberação do crédito, tenha certeza que é golpe.

Golpe empréstimo whatsapp
O dinheiro perdido em um golpe dificilmente é recuperado.
Por isso, muito cuidado na hora de contratar online.

Como denunciar o golpe?

Para fazer uma denuncia de golpe de empréstimo falso, você precisará reunir todo material possível referente a fraude. Tenha em mãos e-mails, telefones, fotos de tela e as informações do infrator, como o endereço de e-mail utilizado para te contatar ou número de WhatsApp.

Com isso, vá até uma Delegacia de Polícia Civil para realizar um boletim de ocorrência contando o que aconteceu.

Mas como pegar um empréstimo online confiável?

Ainda é possível pegar um empréstimo sem risco de fraude, sem sair de casa. Existem diversas empresas que concedem crédito online, de forma fácil e segura, basta pesquisar.

Uma sugestão é consultar simuladores online, como o Juros Baixos, onde você pode encontrar diversas opções de empréstimo exclusivas para o seu perfil e necessidades.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário