Como declarar Imposto de Renda atrasado?

Perdeu a data de entrega da declaração do Imposto de Renda 2020? Continue esta leitura e descubra como declarar o tributo atrasado.

Declarar imposto de renda atrasado

Se o prazo da entrega do Imposto de Renda encerrou e você não conseguiu entregar a sua declaração à Receita Federal em tempo, terá que fazê-lo mais cedo ou mais tarde. Por isso, neste artigo, vamos aprender como declarar o Imposto de Renda atrasado.

Assim, como você pode imaginar, o problema tem solução, mesmo que com algumas consequências, como é o caso do pagamento de multas e juros referentes ao atraso.

Então, não importa se você teve um imprevisto ou apenas esqueceu, terá que se responsabilizar pelos valores mencionados.

Por que devo regularizar minha situação com a Receita Federal?

Você sabia que se tiver qualquer pendência com a Receita Federal seu CPF fica irregular? Ok, agora você pode estar se perguntando: mas, o que isso significa na prática?

Pois bem, com seu CPF irregular você não poderá pedir empréstimos, nem financiamentos, nem abrir uma conta em uma corretora, muito menos renovar seu passaporte ou preencher vagas em concursos públicos até segunda ordem, ou seja, até o momento em que você resolver regularizar seu CPF.

Mais fácil resolver logo a situação, concorda?

Qual é o valor da multa que terei que pagar por atrasar a declaração?

O valor da multa é de 1% ao mês sobre o imposto devido, sendo o limite 20%. Assim, dependendo do tempo de atraso, você poderá ter que pagar um valor entre R$ 165 a 20% do tributo devido. Em outras palavras, uma verdadeira bola de neve, não é mesmo?

Como declarar Imposto de Renda atrasado?

A regularização pode ser feita facilmente, para tanto, será preciso fazer o download do programa da Receita Federal, disponível no site de mesmo nome, e preencher a sua declaração normalmente - como se estivesse ainda dentro do prazo.

Depois disso, o sistema entenderá automaticamente o atraso e irá calcular o valor da multa, então, o contribuinte receberá uma notificação de lançamento de multa e um boleto bancário, chamado DARF, com o valor devido, tributação + multa, que deverá ser pago em até 30 dias.

Viu só? Não falamos que era simples. Por isso, se você ainda não organizou os documentos e comprovantes necessários para declarar o seu tributo, faça isso o quanto antes, pois - literalmente - tempo é dinheiro - quanto mais demorar, maior será a multa que terá que pagar.

O que você achou do post?

2 Respostas

Deixe seu comentário