Canal da Leoa

Tudo sobre Imposto de Renda

Conteúdo grátis com qualidade sobre IR

As 6 maiores dúvidas sobre restituição de Imposto de Renda

Saiba o que é restituição, quem pode receber e como antecipar o Imposto de Renda para receber bem mais rápido!

1. O que é restituição de Imposto de Renda?

A restituição é basicamente um valor que foi pago a mais durante a declaração do Imposto de Renda devido às deduções aplicáveis. Ou seja, caso o contribuinte tenha pago o imposto retido na fonte, o valor real do Imposto de Renda pode ser menor com as deduções. Logo, o contribuinte pode receber esse dinheiro de volta do governo.

Outra forma simples de explicar é que a restituição acontece quando o saldo do contribuinte em relação ao imposto declarado é positivo. Se o saldo for negativo, o contribuinte está devendo e deve pagar essa diferença ao governo. Se o saldo for positivo, o contribuinte pode receber a restituição do governo.

2. Quem pode receber restituição de Imposto de Renda?

Qualquer contribuinte que tenha declarado no prazo e sem erros pode receber restituição, caso haja saldo a receber. Para conferir se há restituição para receber e como está o saldo, acesse a página da Receita Federal e insira seus dados.

O sistema irá retornar se há saldo a receber, mas lembre-se que você também precisa esperar o cálculo do mesmo. Para acompanhar, basta conferir o sistema periodicamente.

Caso você tenha restituição a receber, basta esperar o seu lote para receber o valor pelo governo em alguns meses ou fazer a antecipação da restituição do Imposto de Renda.

antecipacao de imposto de renda

3. Quanto tempo demora para receber a restituição do Imposto de Renda?

A restituição 2021 será paga em cinco lotes após o prazo para declaração do Imposto de Renda. Os lotes são distribuídos entre maio e setembro e seguem uma lista de prioridades que é influenciada por vários fatores.

Primeiramente, quem declarou o Imposto de Renda mais cedo e sem erros entra na fila de recebimento antes, tendo prioridade sobre quem atrasou ou declarou incorretamente.

Contribuintes que têm prioridade automática:

  • idosos com mais de 80 anos têm prioridade sobre todos os outros casos;
  • idosos a partir de 60 anos;
  • pessoas com doença grave ou com deficiência física ou mental (ou que tenham dependente nessas condições);
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Ou seja, quem declarou primeiro e contribuintes que se encaixem nas categorias acima estarão recebendo nos primeiros lotes. O restante será distribuído no decorrer dos lotes seguintes.

Estes são os lotes de recebimento da restituição IR para 2021:

LOTE DATA DA RESTITUIÇÃO
1º Lote 31 de maio
2º Lote 30 de junho
3º Lote 30 de julho
4º Lote 31 de agosto
5º Lote 30 de setembro

4. Como antecipar a restituição de Imposto de Renda?

É uma prática comum para quem quer dinheiro rápido sem ter que esperar receber pelo governo, o que pode demorar vários meses.

Geralmente o serviço de antecipação é ofertado por bancos, mas as taxas variam bastante entre cada banco e a burocracia envolvida para finalizar o processo é desestimulante – sem contar que muitos bancos só oferecem as melhores taxas a correntistas, o que pode complicar ainda mais o processo.

5. Onde antecipar a restituição de Imposto de Renda?

A Leoa oferece uma solução única, simples e rápida, pois a Leoa não é banco e permite que você inicie o processo de antecipar a restituição do Imposto de Renda em questão de minutos.

6. Quanto tempo demora para receber a antecipação?

Para receber pelo governo, depende da sua prioridade e em qual lote você se encaixou com base nos fatores descritos acima. Ou seja, pode demorar o tempo que for entre dois a sete meses, sem maneira alguma de apressar o processo.

Porém, antecipando a restituição com a Leoa você recebe em até 48 horas.

Conclusão

Ainda sobrou alguma dúvida sobre restituição? Não esqueça de conferir os outros artigos no blog que entram em mais detalhes e sinta-se livre para comentar e perguntar suas dúvidas – teremos o prazer de responder!

Precisa de dinheiro? Antecipe sua restituição de Imposto de Renda com a Leoa e receba em 48h, é rápido e fácil.

O que você achou do post?

4 Respostas

Deixe seu comentário

Declare o Imposto de Renda. Online, grátis e seguro.

DECLARAR